Dermatologia Clínica

Rosácea

A Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta principalmente no centro da face, podendo se estender pelas bochechas, nariz, testa e queixo. É mais comum em adultos entre 30 e 50 anos de idade, principalmente mulheres com tons de pele mais claros. Predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, variação de temperatura, exposição ao sol, consumo de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes e ingestão de alimentos quentes estão entre as causas mais comuns no desenvolvimento da doença.

Os principais sintomas e sinais da rosácea são:

  •     Flushing facial: períodos de sensação abrupta de vermelhidão e calor na pele;
  •     Telangiectasias: dilatação de pequenos vasos permanentes;
  •     Persistente eritema (rubor) e possível edema (acúmulo de líquidos) facial;
  •     Pápulo-pustulosas: nódulos que, quando numerosos, podem formar placas granulomatosas (rosácea lupoide);
  •     Rinofima: espessamento irregular e lobulado da pele do nariz fruto da dilatação folicular, levando ao aumento e deformação do nariz;
  •     Alterações oculares: irritação, ressecamento, blefarite, conjuntivite e ceratite.

Embora não haja cura, existem tratamentos eficazes para redução dos sintomas. No entanto, é preciso consultar um dermatologista para que seja indicado o melhor procedimento segundo a sua fase clínica.

Aqui na Clínica Mansur, um dos tratamentos indicados é a aplicação de Dye Laser. Aplicado em intervalos de 2 meses, ele apresenta excelentes resultados, além de também estimular o colágeno e rejuvenescer a pele.

Agende sua avaliação

antes ou após ter realizado um procedimento cirúrgico. Uma prevenção precoce pode ser iniciada logo na retirada dos pontos. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso!