Dermatologia Estética

Olheiras

As olheiras são motivo frequente de consulta pois, quando muito acentuadas, podem aparentar cansaço e envelhecimento.

Elas têm três causas básicas:

  • Depósito de melanina (pigmento escuro), que pode ser:
        Congênito ou familiar, mais comum em adultos ou mulheres de olhos e cabelos escuros;
        Secundário ao excesso de sol, gestação e amamentação.
        Após dermatite inflamatória, causada por alergia de contato e atopia (associada à rinite e bronquite alérgica).
  • Vascular: É devido a alta vascularização ou congestão dos vasos sanguíneos na região dos olhos. Elas pioram com estresse, falta de sono, menstruação, gripes ou qualquer transtorno que altere a circulação local. Pode ocorrer também em doenças renais, hepáticas, de Adison e linfomas.
  • Sombra Palpebral: Ocorre principalmente em casos de profundidade dos ossos da órbita. É como se a luz batesse ali no fundo e ficasse mais escuro.

O tratamento é indicado de acordo com a origem do problema. 

Se a causa é o aumento da melanina, é indicado a utilização do Laser de CO² em pacientes com fototipo mais claro – promovendo a renovação da pele, que aparece sem o pigmento – ou Spectra Laser. 

Quando a causa é por excesso de vascularização venosa, usam-se produtos à base de vitamina K, vitamina C ou cafeína, para contraírem a parede dos vasos sanguíneos, ou destruí-los com os lasers vasculares. 

Se a causa é excesso de pele, recomenda-se a blefaroplastia (plástica de pálpebras). É importante sempre afastar alguma causa alérgica que possa estar escurecendo a pele. Também é possível obter bons resultados com o preenchimento com ácido hialurônico, um produto natural da pele, que não dá alergia e pode ser retirado com injeção de hialuronidase, caso o paciente não fique satisfeito. O ácido hialurônico é um gel transparente, que afasta a pele do osso e das veias profundas, suavizando a olheira.

Agende sua avaliação

antes ou após ter realizado um procedimento cirúrgico. Uma prevenção precoce pode ser iniciada logo na retirada dos pontos. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso!