Dermatologia Clínica

Hiperidrose

A hiperidrose é uma transpiração excessiva que acontece quando as glândulas sudoríparas são hiperfuncionantes, mesmo quando a pessoa não está fazendo atividades físicas, com calor, vergonha ou medo – situações que normalmente nos fazem suar mais. A sudorese excessiva costuma ocorrer nas axilas, deixando a roupa manchada e com cheiro mais forte, nos pés ou nas mãos. Neste último caso, as mãos ficam constantemente molhadas, dificultando a realização de determinados tipos de trabalho, como escrever e digitar. 

O suor quando é eliminado da glândula sudorípara não apresenta nenhum odor. Mas, à medida que ele permanece na pele, há um crescimento de bactérias provocando um cheiro desagradável: geralmente, quanto maior a quantidade de suor, mais intenso será o odor, porque as bactérias vão crescer com mais facilidade e intensidade. Este é mais um dos motivos que justificam a perda da autoestima e alterações na vida social, pessoal e profissional de quem convive com a doença. Em geral, não há doenças associadas à hiperidrose, e ela está ligada a uma tendência individual.

O uso da toxina botulínica tipo A, o famoso botox, é uma opção para quem sofre deste distúrbio, não quer enfrentar uma cirurgia e tem o suor localizado ou que incomoda mais em uma área específica. O efeito da toxina é percebido nos dias que seguem a injeção. A redução do suor pode chegar até a 80% no primeiro mês, e os efeitos duram entre 6 e 8 meses.

Geralmente, é realizado com anestesia tópica (em creme) ou anestesia regional para maior conforto do paciente. Não há cuidados especiais após a injeção, mas recomenda-se que o paciente evite ambientes muito quentes nas primeiras 48 horas. Em síntese, é um tratamento preciso, simples, eficaz e rápido, que melhora a qualidade de vida do paciente.

A aplicação do botox é um procedimento médico que pode ser realizado em consultório, sem necessidade de internação, através de aplicações nos locais afetados. Grávidas, mulheres em fase de amamentação e portadores de doenças neuromusculares não devem ser submetidos a este tratamento.