Dermatologia Clínica
Mancha vinho do porto
As manchas Vinho do Porto são marcas vermelhas ou roxas formadas pela dilatação dos vasos na pele. O nome tem origem devido a sua coloração, semelhante ao vinho tinto produzido em Portugal, especialmente na região do Porto.
Na maioria dos casos, elas surgem desde o nascimento, mais comumente no rosto, embora possam aparecer em qualquer parte do corpo. Elas se apresentam como lesões planas, que não desaparecem com o tempo e não crescem rapidamente. Com o passar dos anos, elas podem ficar mais escuras e espessas.
Em algumas situações, elas podem estar relacionadas a problemas no cérebro ou visão devido a uma síndrome rara chama de Sturge-Weber, que pode provocar convulsões muito graves.
A doença não é herdada pelos pais, mas sim por alterações genéticas espontâneas que não podem ser previstas ou prevenidas.
O tratamento é feito com o Dye Laser, um equipamento que emite raios absorvidos seletivamente pela cor vermelha, ou seja, as estruturas no entorno não sofrem o seu efeito. Dessa forma, o laser atua no clareamento das manchas e evita que a região fique mais espessa com o passar dos anos. O tratamento precoce garante resultados ainda melhores!
Agende sua avaliação
antes ou após ter realizado um procedimento cirúrgico. Uma prevenção precoce pode ser iniciada logo na retirada dos pontos. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso!